“Quem poderá ouvir o Cristo declarar que seu reino não é desse mundo e, assim mesmo, acreditar que essa fusão de Igreja e Estado possa estar lhe agradando?”
Essas palavras são de Roger Williams, John Leland, Thomas Jefferson, e James Madison, é uma das “personagens mais proeminentes na instituição da liberdade de consciência na América”. Seu comprometimento com a liberdade de consciência e de ação é melhor articulada nos seus sermões publicados em 1773, sob o título “Um apelo ao público para a liberdade religiosa contra as opressões dos dias de hoje” , um dos principais oradores do “púlpito da Revolução Americana”. Muitas vezes posto ao lado de figuras como
Nascido em Norwich, em Connecticut em 1724, George Whitefield. Ordenado em 1748, tornou-se batista em 1751, quando assumiu a Igreja Batista de Middleborough em Massachusetts. foi convertido ao cristianismo em 1741. Frequentou a Igreja Congressional Separatista por cinco anos e, em 1746, decidiu tornar-se pregador na tradição de
logo percebeu que a medida de controle que a igreja estatal oficial tinha sobre o governo civil do Estado reduzia as liberdades dos grupos religiosos não oficiais. O poder legislativo compeliu cada cidade a criar e manter uma igreja estatal, além de contatar e prover à subsistência de um ministro portador de graduação acadêmica, tudo isso custeado pelos impostos dos cidadãos, não importando a filiação religiosa. Os que se recusassem a pagar o imposto estavam sujeitos à punição estatal por meio de seu agente, ou seja a congregação estadual local, e até mesmo o confisco das propriedades pessoais e prisão.
acreditava que essa união de igreja e estado negava a cada um o direito de cultuar a Deus da forma que lhe satisfazia, bem como igualava o apoio à uma igreja estatal às ações inglesas, tão condenadadas pelo legislativo de Massachusetts. Sustentava que a liberdade de consciência, onde incluía da liberdade religiosa, era o tema central, não só nas Escrituras, mas também na tradição liberal. Em 1774, Backus instruiu os delegados do Primeiro Congresso Continental sobre a importância da liberdade religiosa e também serviu como delegado de Middleborough na convenção de Massachusetts que ratificou a Constituição, em 1788.
Nenhum comentário:
Postar um comentário