Um Erudito Bíblico de Influência Duradoura

 



F. F. Bruce: Um Erudito Bíblico de Influência Duradoura

Frederick Fyvie Bruce (12 de outubro de 1910 - 11 de setembro de 1990), também conhecido como Frederic Fyvie Bruce, foi um influente exegeta e helenista britânico, além de um renomado estudioso do Novo Testamento e especialista em estudos paulinos. Sua erudição, paixão pelas Escrituras e habilidade exegética o estabeleceram como um "gigante da exegese bíblica" e lhe renderam o título carinhoso de "Reitor da Erudição Evangélica". Sua obra "Documentos do Novo Testamento: São confiáveis?" é considerada um clássico na disciplina de apologética cristã.

Bruce desempenhou um papel fundamental em conciliar o rigor acadêmico com a fé evangélica em um tempo em que a comunidade acadêmica frequentemente menosprezava os estudiosos evangélicos. Ele demonstrou que um estudioso com visões evangélicas poderia produzir um trabalho acadêmico valioso e convenceu os evangélicos de que não deveriam rejeitar os métodos acadêmicos de estudo da Bíblia, mesmo que os resultados pudessem diferir das interpretações evangélicas tradicionais.

I. Howard Marshall resumiu a carreira de Bruce da seguinte forma: 

"Em primeiro lugar, por sua distinta carreira acadêmica como professor universitário e escritor prolífico, que fez mais do que qualquer outra pessoa neste século [XX] para desenvolver e incentivar o conhecimento evangélico conservador. Dotado de notável capacidade intelectual, memória fenomenal, conhecimento enciclopédico, capacidade colossal de trabalho e um estilo límpido, ele produziu uma notável produção de livros e ensaios que continuarão a ser lidos nos próximos anos, e formou, direta ou indiretamente, muitos jovens acadêmicos que agora trabalham em todas as partes do mundo."

As questões teológicas que eram "não negociáveis" para Bruce, de acordo com seu biógrafo Tim Grass, incluíam "a confiabilidade do Novo Testamento, a pessoa e a obra de Cristo, a vida cristã como uma vida de perdão e liberdade, como convém àqueles que são guiados pelo Espírito, e o direito e o dever de cada crente de usar quaisquer dons que Deus lhe deu".

Além de sua erudição, Bruce era conhecido por suas qualidades pessoais. Ele era caridoso, gentil, respeitava aqueles com quem discordava e demonstrava genuína humildade e diplomacia. J.I. Packer observou: 

"Nenhum cristão jamais esteve tão livre de intolerância, preconceito e excentricidade mesquinha nas opiniões que defendia e na forma como as defendia; nenhum homem fez mais para demonstrar como a fé evangélica e a integridade acadêmica total podem andar de mãos dadas."

Nascido em Elgin, Moray, Escócia, em 12 de outubro de 1910, F.F. Bruce era o primogênito de sete filhos. Ele cresceu sob a influência da tradição evangélica das Asambleas de Hermanos (Irmandade de Plymouth), com seu pai, Peter Fyvie Bruce, atuando como um evangelista itinerante nessa comunidade. Essa criação deixou uma marca duradoura em Bruce, e ele frequentemente mencionava que, em seus estudos, nunca teve que desaprender o que seu pai lhe ensinara como doutrina bíblica. Ele foi batizado e admitido na membresia de sua congregação local em setembro de 1928, permanecendo fiel a essa denominação ao longo de sua vida. Em suas próprias palavras, "Pela minha própria experiência com os Irmãos, posso dizer que eles são o lugar ideal onde um teólogo leigo pode colocar seus dons a serviço da Igreja." (Restrospect, p. 285). Bruce era um membro dedicado dos Irmãos Abertos de Plymouth, embora não afirmasse o dispensacionalismo geralmente associado a esse movimento.   

Desde cedo, Bruce demonstrou uma capacidade intelectual excepcional, que foi plenamente encorajada por sua família e escolas. Ele desenvolveu um amor pela Bíblia e pelas línguas clássicas, começando a estudar grego e latim aos 10 anos. Ele estudou Latim e Grego na Universidade de Aberdeen, onde ganhou uma bolsa de estudos em Estudos Clássicos e obteve o grau de Mestre em Artes (M.A.). Ele ingressou na Universidad de Aberdeen em outubro de 1928. Em seguida, ele continuou seus estudos na Universidad de Cambridge (1932-34) e na Universidad de Viena (1934-35), preparando-se para estudos de graduação e doutorado, que realizou com brilhantismo.

A carreira acadêmica de Bruce foi notável por sua extensão e influência. Embora inicialmente pretendesse obter um doutorado em Viena, ele assumiu um cargo como professor assistente de grego na Universidade de Edimburgo (1935-1938) e depois lecionou grego na Universidade de Leeds (1938-1947). Em 1947, ele se tornou o primeiro chefe do recém-criado Departamento de História e Literatura Bíblica na Universidade de Sheffield, cargo que ocupou até 1959.

O ápice de sua carreira foi o período em que ocupou a Cátedra John Rylands de Crítica Bíblica e Exegese na Universidade de Manchester (1959-1978), um dos cargos mais prestigiosos em estudos bíblicos no Reino Unido. Durante esse tempo, ele supervisionou um número impressionante de alunos de doutorado em estudos bíblicos, mais do que qualquer outro acadêmico de sua época. Ele se aposentou do ensino em 1978.

Além de sua atuação como professor, Bruce desempenhou um papel significativo na formação e no desenvolvimento inicial da Tyndale House em Cambridge e da Tyndale Fellowship for Biblical and Theological Research, uma agência evangélica que buscava promover o estudo bíblico acadêmico. Essas instituições foram formadas em associação com a Inter Varsity Fellowship (mais tarde UCCF, The Christian Unions), e Bruce manteve uma associação vitalícia com essa organização estudantil.

A produção literária de Bruce foi vasta e prolífica. Ele escreveu mais de quarenta e quase sessenta livros e livretos, centenas de artigos e mais de 2.000 resenhas de livros. No início de sua carreira, ele editou o Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento de Vine, supervisionando sua publicação em um único volume a partir dos quatro volumes originais. Mais tarde, foi nomeado editor geral do Novo Comentário Internacional do Novo Testamento após a morte de Ned Stonehouse, que anteriormente o editava. Ele também desempenhou papéis editoriais em diversas publicações acadêmicas, incluindo Yorkshire Celtic StudiesThe Evangelical Quarterly (1949-1980) e Palestine Exploration Quarterly (1957-1971).

Seu primeiro livro, Are the New Testament Documents Reliable? (1943), foi baseado em grande parte em palestras que ele ministrou a estudantes. Essa obra alcançou ampla circulação e influência, e a Christianity Today a reconheceu como um dos "50 principais livros que moldaram os evangélicos".

Bruce escreveu comentários sobre uma ampla gama de livros bíblicos, incluindo Habacuque (em The Minor Prophets, ed. por Thomas Edward McComiskey, Baker, 1992), Mateus, João, Atos (com comentários separados sobre os textos grego e inglês), Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, Filêmon, Hebreus e as Epístolas de João.

Além de seus comentários, ele escreveu vários livros de história bíblica, como Israel and the Nations: from the Exodus to the Fall of the Second TempleNew Testament History: Jews, Romans and Church History; e The Spreading Flame: The Rise and Progress of Christianity from its First Beginnings to the 8th Century AD. Ao escrever esses livros, Bruce enfatizou sua abordagem como historiador, afirmando: “Escrevi como historiador, não como teólogo.”

A obra-prima de F.F. Bruce, considerada por Theology Today, foi sua biografia de Paulo, publicada na Inglaterra como Paul: Apostle of the Free Spirit e nos Estados Unidos como Paul: Apostle of the Heart Set Free. A revista Christian History elogiou essa obra, afirmando que, além do Novo Testamento, "o lugar para começar (explorando a vida de Paulo) é a biografia de F. F. Bruce... a mais legível e envolvente de Paulo". No entanto, nem todas as críticas foram uniformemente positivas. Robert Morgan, escrevendo no The Journal of Theological Studies, expressou preocupação com "uma certa monotonia incontestável sobre o que nos é dito sobre o pensamento de Paulo". Bruce pode ter concordado com essa avaliação em parte, pois, como observou A.R. Millard, 

“os leitores dos extensos escritos de Bruce procurarão em vão por novas teorias ou hipóteses especulativas elaboradas para exibir o calibre intelectual do Autor, o tipo de trabalho que ganha aclamação momentânea e depois é superado. Em vez disso, suas obras avaliam evidências e interpretações cuidadosa e honestamente em prosa enxuta, porém legível, amenizada por exemplos divertidos e lampejos de humor seco.”

Embora a maioria das obras de Bruce fosse acadêmica, ele também escreveu muitas obras populares sobre a Bíblia, tornando seus estudos acessíveis a um público mais amplo. Ele via os escritos do Novo Testamento como historicamente confiáveis e as alegações de verdade do cristianismo como dependentes de sua autenticidade. Para Bruce, isso não significava que a Bíblia fosse sempre precisa em cada detalhe, ou que essa falta de precisão não pudesse levar a alguma confusão. Ele acreditava, no entanto, que as passagens que ainda estavam abertas ao debate eram aquelas que não tinham nenhuma relação substancial com a teologia e o pensamento cristãos. Seu colega em Manchester, James Barr, descreveu Bruce como um "liberal conservador".

Em 2016, Robert Hicks, um editor britânico, percebeu que muitas das obras de F. F. Bruce não estavam prontamente disponíveis. Em resposta, ele colaborou com Larry Stone, um editor americano, e juntos formaram a FF Bruce Copyright International para disponibilizar as obras de Bruce. Além de publicar seus escritos, a organização busca promover a compreensão dos ensinamentos do Professor Bruce sobre as Escrituras, incentivar seu espírito de humildade ao abordar a Bíblia e estimular o desenvolvimento acadêmico entre estudantes e líderes evangélicos.

O impacto e a influência de Bruce foram amplamente reconhecidos por seus pares e pela comunidade acadêmica. Ele foi homenageado com dois Festschrifts (coletâneas de ensaios em sua homenagem) publicados por seus colegas e ex-alunos para celebrar seus aniversários significativos.

  • Apostolic History and the Gospel: Biblical and Historical Essays Presented to F. F. Bruce on his 60th Birthday (1970) incluiu contribuições de E.M. Blaiklock, E. Earle Ellis, I. Howard Marshall, Bruce M. Metzger, William Barclay, G.E. Ladd, A.R. Millard, Leon Morris, Bo Reicke e Donald Guthrie.   
  • Pauline Studies: Essays Presented to Professor F. F. Bruce on his 70th Birthday (1980) incluiu contribuições de Peter T. O'Brien, David Wenham, Ronald E. Clements e Moisés Silva. C.F.D. Moule e Robert H. Gundry contribuíram para ambos os volumes.

Além dessas homenagens, Bruce foi eleito Fellow of the British Academy (FBA), uma das maiores honras acadêmicas do Reino Unido. Ele também serviu como presidente de importantes sociedades acadêmicas, incluindo a Sociedade para o Estudo do Antigo Testamento em 1965 e a Studiorum Novi Testamenti Societas em 1975. No entanto, como observou Alan Millard, “o prêmio que mais o agradou foi o DD honorário conferido por sua alma mater, Aberdeen, em 1957”.

Bruce e sua esposa, Betty Davidson, também dos Hermanos e boa conhecedora de grego, compartilhavam uma vida de viagens extensas, combinando compromissos de ensino com visitas familiares ao Canadá, Uganda e Austrália. O casal teve um filho e uma filha. Bruce faleceu de câncer em sua casa em Buxton (Derbyshire, Inglaterra) em 11 de setembro de 1990.

As citações de F.F. Bruce revelam sua sabedoria e perspicácia:

  • "A melhor maneira de destruir um inimigo é transformá-lo em um amigo." (Hard Sayings of the Bible)
  • "Minha doutrina das Escrituras é baseada no meu estudo das Escrituras, não o contrário." (Em Retrospecto: Lembrança das Coisas Passadas)
  • “A sede mais profunda da alma é pelo próprio Deus, que nos criou de tal forma que nunca podemos ser satisfeitos sem ele.” (O Evangelho de João: Introdução, Exposição e Notas)
  • “A unidade de mente é melhor alcançada quando cada um visa reproduzir a mente de Cristo. O verdadeiro cristianismo, de fato, é o cultivo e a expressão da mente que ele manifestou em todos os seus caminhos.” (Paulo e Seus Convertidos: Como Paulo Nutriu as Igrejas que Plantou)
  • “Se o Novo Testamento fosse uma coleção de escritos seculares, sua autenticidade geralmente seria considerada como além de qualquer dúvida.” (Os Documentos do Novo Testamento: São Confiáveis?)


Bibliografia ABNT:

AUTOR, Teólogos Cristãos. F. F. Bruce. Teólogos Cristãos, 2010. Disponível em: http://teologoscristaos.blogspot.com/2010/07/f-f-bruce.html. Acesso em: 15 maio. 2024.   

GOT QUESTIONS MINISTRIES. Quem foi F. F. Bruce?. Got Questions, [data desconhecida]. Disponível em: https://www.gotquestions.org/F-F-Bruce.html. Acesso em: 15 maio. 2024.   

CÍRCULO DE CULTURA BÍBLICA. F. F. Bruce. Círculo de Cultura Bíblica, 23 fev. 2023. Disponível em: https://circulodeculturabiblica.org/2023/02/23/ff-bruce/. Acesso em: 15 maio. 2024.   

EDITORA VIDA NOVA. F. F. Bruce. Editora Vida Nova, [data desconhecida]. Disponível em: https://www.vidanova.com.br/livros/autores/f-f-bruce?srsltid=AfmBOope7JBDmkdB55sEVpJiDBdey8ta4KWCDWq_ij_hYe8ZetX13APo. Acesso em: 15 maio. 2024.   

CLIE. Frederick Fyvie Bruce. CLIE, [data desconhecida]. Disponível em: https://www.clie.es/autor/frederick-fyvie-bruce. Acesso em: 15 maio. 2024.

CLC PORTUGAL. F. F. Bruce. CLC Portugal, [data desconhecida]. Disponível em: https://clcportugal.com/Contributor/ViewOne.aspx?ContributorId=794. Acesso em: 15 maio. 2024.   

CBE INTERNATIONAL. Bruce. CBE International, [data desconhecida]. Disponível em: https://www.cbeinternational.org/pt/pessoa/bruce/. Acesso em: 15 maio. 2024.   

WIKIPEDIA. F. F. Bruce. Wikipedia, [data desconhecida]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/F._F._Bruce. Acesso em: 07 maio. 2024.   

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